26 de novembro de 2018

Novo Relatório Setorial já está disponível! – Por PSQ Alumínio

Acaba de ser publicado o Relatório Setorial – Portas e Janelas de Correr de Alumínio n° 002 no site do Ministério das Cidades. O documento aponta a relação de empresas qualificadas pelo Programa Setorial de Qualidade de Portas e Janelas de Correr e é uma ferramenta fundamental para que as construtoras, a indústria, o varejo e o consumidor final conheçam as empresas que produzem dentro de norma e que estão comprometidas com a qualidade e segurança do produto que entregam ao mercado.

O relatório avaliou as empresas fabricantes com sistemas próprios, além de 12 empresas multissistemas (atreladas), ou seja, aquelas que são avaliadas obra a obra, desde que as esquadrias sejam produzidas a partir de sistemas homologados pelo programa.

“Cumprimos mais uma etapa do nosso programa, que vem tomando corpo e avançando a cada nova etapa. Lembramos que os relatórios para as empresas são trimestrais e, a cada novo relatório, temos novos participantes, o que mostra como nosso programa vem ganhando o reconhecimento do mercado”, diz Antônio Antunes, presidente da AFEAL.

Os produtos avaliados pelo PSQ são as janelas de correr em alumínio com duas folhas de vidro, as janelas de correr com três folhas com veneziana e as janelas de correr com duas folhas de vidro e persiana integrada, as três tipologias com dimensões máximas equivalentes a 1,2 m x 1,5 m. Lembramos que as esquadrias de correr correspondem a 58% do mercado organizado de esquadrias.

Entre os testes aplicados, estão o de estanqueidade à água, resistência a cargas distribuías, verificação da resistência ao esforço horizontal, verificação de resistência à flexão da esquadria, comportamento sob ações repetidas de abertura e fechamento, índice de redução sonora ponderado. São também avaliados a anodização, pintura, roldanas, fechos, parafusos, gaxetas e escovas.

O PSQ de Portas e Janelas de Correr de Alumínio envolve todas as etapas de fabricação das esquadrias – desde a extrusora, o sistemista, passando pelo fabricante de esquadria e os fabricantes de componentes. “Estamos fazendo nossa lição de casa. Este é um trabalho de anos, mas que certamente será fundamental para a organização do nosso setor e a criação de um ambiente de competição justa, com segurança para o consumidor e o reconhecimento do papel essencial que as esquadrias de alumínio têm hoje para a construção civil”, finaliza Alberto Cordeiro, vice-presidente de Programas de Qualidade e novo presidente eleito da entidade.

Clique aqui para baixar o novo relatório. Outros materiais também estão disponíveis, como o Resumo Executivo, o Texto Referência e os Fundamentos Técnicos do Programa, clique nos links para acessar.

Fonte: PSQ Alumínio

26 de novembro de 2018