1 de outubro de 2011

Conforto acústico em prédios residenciais

Com o aumento das reclamações de barulho, especialmente nas grandes cidades, onde trânsito, vida noturna e mudança de horários têm incomodado muita gente, à procura por esquadrias anti-ruídos tem aumentado consideravelmente. A ATENUA SOM, uma empresa voltada para a industrialização de janelas e portas anti-ruídos, com diferentes tipos de acabamento e abertura, adaptadas às necessidades do cliente, dependendo da natureza (tráfego rodoviário, aéreo, impacto de precipitações…) e da intensidade do ruído que se quer isolar.

Uma solução que se encaixa perfeitamente àqueles que precisam de um isolamento acústico imediato, é a sobreposição. É o tipo recomendado para quem mora em apartamentos, pois sua instalação não requer quebra de alvenaria, tampouco altera a fachada, estas esquadrias são instaladas sobrepostas à janela existente nas tipologias de abrir, correr, maxim-ar e quadro fixo. Sem dúvida, a decisão quanto ao tipo é do cliente, porém ele é amplamente orientado pelos técnicos da empresa quanto ao modelo mais adequado à sua necessidade.

No que se refere ao percentual de atenuação, é possível se conseguir reduzir, dependendo do tipo de vidro empregado, até 70% do ruído. Os produtos passam por ensaios do IPT que comprovam os resultados. Estando em um ambiente com tratamento acústico adequado, tem-se a sensação de estar quase que em total silêncio; é possível se atenuar 100% de ruído, como, por exemplo, em casos de estúdios de gravação e laboratórios de precisão. Para casos de ruídos em residências, não é necessária uma atenuação de tal porte.

A utilização dos sistemas anti-ruídos é indicada sempre que houver um desconforto acústico. As maiores queixas são com relação às pessoas não conseguirem dormir. Esta reclamação é bastante freqüente, uma vez que, ao se deitar, o organismo atinge um estado de letargia, onde a alteração do metabolismo faz com que os níveis de percepção aumentem – os sons se potencializam e passam a incomodar muito mais, além do que os próprios ruídos da cidade “adormecem” – exceção feita aos locais de trânsito intenso, bares, danceterias, enfim – lugares de grande afluxo independente do horário. Daí, o barulho de uma sirene, cachorros latindo, conversa, ou mesmo, o caminhão lixo incomodem a tal ponto que a pessoa não consegue dormir. A maior parte das instalações feita pela Atenua Som é em dormitórios, onde – normalmente, o chefe da casa não dorme. Instalada a janela, e algumas noites bem dormidas fazem com que ela volte e faça a instalação por todo o resto da casa!

Antes de se adquirir uma janela ou porta anti-ruído, é necessário sempre se averiguar a sua procedência. Procure saber qual é o perfil de alumínio empregado, o tipo de vidro, se duplo, triplo, em camadas, se ele será adequadamente selado, de que maneira será preenchida a câmara de ar entre vidros (ou gás), enfim, quais os equipamentos e matéria prima utilizados para a execução da esquadria. De que forma será feita a vedação, qual o tipo de acessórios, enfim, procure sempre se informar sobre as várias etapas do processo produtivo de uma esquadria anti-ruído.

Com referência aos tipos de acabamento, o mercado oferece uma infinidade de modelos:- em alumínio anodizado, pintura eletrostática, perfis thermal-break que permitem uma cor interna e outra diferente na face externa, em madeira, enfim, o modelo que mais convier ao consumidor. Destacamos, ainda, as janelas e portas acústicas, com micropersianas internas, que garantem, além de seu design moderno, segurança, controle de luminosidade e privacidade, têm acionamento tanto manual como através de controle remoto ou elétrico. Estas micropersianas com lâminas de 12,5 mm são desenvolvidas para funcionar no interior da câmara de vidro insulado (duplo), ou seja, selada e dotada de produtos que eliminam a umidade interna. É uma das mais recentes novidades nacionais do setor. Esse sistema permite reunir as vantagens obtidas com o vidro insulado, acrescido do controle de luminosidade e privacidade.

As vantagens com as janelas ATENUA SOM são inúmeras, uma vez que só são utilizados acessórios de excelente qualidade, com alta durabilidade. Outra vantagem é que os produtos não sofrem infiltração de água, não têm corrosão em parafusos de materiais inadequados, evitam a passagem de vento, frio, poeira; não propagam fogo nem fumaça nas esquadrias,tampouco perdem as características de cor com amarelamento, inexiste condensação entre vidros, além de proporcionarem conforto térmico, uma vez que a temperatura ambiente é mantida estável, bem como economia de energia (no verão com o uso de condicionador de ar e no inverno, com aquecedores).

1 de outubro de 2011